O que é Biofeedback
É uma das áreas da medicina comportamental que mais cresce em termos de pesquisas científicas e inovações multidisciplinares.
É uma ferramenta terapêutica na qual o indivíduo tem acesso e comprovação (por meio de equipamentos e softwares de monitoração), ao que ocorre fisiologicamente em seu organismo, ampliando sua consciência sobre reações pontuais e respostas já instaladas, como um repertório de base.
É também um treino para a aprendizagem de controle do corpo, de reações fisiológicas, emocionais e consequentemente, de comportamentos. Isto implica em melhora significativa tanto de sintomas físicos (taquicardia, sudorese, tremedeira, sensação de morte iminente- falta de ar, desconforto intestinal e abdominal, dores de cabeça, tensão, etc) ligados a transtornos de ansiedade, stress, pânico, entre outros; como também sintomas emocionais (medo, ansiedade, angústia, aperto no peito) e comportamentos disfuncionais (agitação, falta de concentração, insônia, etc).
Trabalhamos com o Biofeedback Cardiovascular, que é uma técnica de autorregulação fisiológica do sistema nervoso autônomo (SNA). Técnica natural, rápida, indolor, não invasiva, que complementa qualquer outro tratamento psicológico e/ou médico, inclusive o medicamentoso.
O biofeedback cardiovascular capta os sinais do batimento cardíaco através de sensores de simples utilização, colocados na ponta do dedo ou no lóbulo da orelha – como aqueles sensores de frequência cardíaca de academia.
O software instalado no computador analisa o estado atual da fisiologia do paciente. É uma tecnologia de ponta, com adeptos em todo mundo e com diversos estudos científicos em universidades nacionais e internacionais, que comprovam sua eficácia.
Utilizamos o método Cardioemotion, uma solução brasileira, desenvolvida no Centro de Inovação da USP, que utiliza os parâmetros do Biofeedback de Variabilidade Cardíaca (HRV Biofeedback).
Como é uma sessão de Biofeedback?
As sessões tem tempos variados conforme objetivo, fase do tratamento e paciente.
(Da mesma forma que na psicoterapia de abordagem cognitivo-comportamental, as técnicas de biofeedback acontecem de modo colaborativo. As proposições são apresentadas de forma clara, com orientações diretivas, e pressupõem uma aliança positiva entre paciente e terapeuta, para a evolução adequada e sucesso no tratamento).
O paciente é apresentado e conectado aos aparelhos e orientado a praticar exercícios, jogos interativos como de videogame, ou mergulhar numa realidade simulada, a qual estimule o desenvolvimento de uma nova condição, de mais harmonia e autocontrole psicofisiológico.
Os resultados são acompanhados, arquivados e comparados sessão a sessão. A duração do tratamento depende de uma série de fatores, mas varia em torno de 10 a 20 sessões, com retornos de controle.
Na maioria dos casos, há orientação para continuidade do treino fora do ambiente da terapia.
Em quais casos a Terapia de Biofeedback pode ser aplicada
A aplicação tem sido cada vez diversificada, em muitas áreas da saúde e do desenvolvimento humano.
Na psicologia, sua aplicabilidade justifica-se na prevenção e no tratamento complementar de muitos transtornos e disfunções; mas também na manutenção de condições já conquistadas com a psicoterapia e o próprio biofeedback.
Nos casos de:
– Stress. Stress Crônico. Transtorno de Stress Pós Traumático. Síndrome de Burnout;
– Ansiedade (TAG, ansiedade de competição para atletas, entre outras especificações);
– Insônia;
– Dor Crônica ou tensão muscular recorrente;
– Medo. Pânico;
– Transtornos alimentares;
– Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC);
– Melhoria do foco e concentração para aprendizagem, para trabalho ou para evento específico (vestibular, exame da ordem, etc);
-Timidez (preparação emocional para entrevistas, apresentações, eventos sociais);
– Pré e/ou pós cirurgias de complexidade;
– Bloqueios por traumas;
– Gravidez, puerpério, período de adaptação/amamentação (tentantes, gestantes, lactantes ou contexto que necessitem de apoio emocional e controle da ansiedade);
E muitas outras possibilidades, integrativas e complementares a tratamentos médicos diversos (psiquiátricos, psicopedagógicos, endócrinos, vasculares, etc) ou contextuais (momento da vida).
No ambiente organizacional, é utilizado de forma similar a uma consulta individual e responde de modo bastante eficaz, na promoção da saúde mental dos colaboradores. A diferença é que o atendimento fará parte de um projeto com objetivos específicos: desenvolvimento de habilidades de autocontrole e autopercepção, em programas de gerenciamento de stress; programas relacionados a comportamento de liderança; na integração de equipes, diminuição de sintomas de ansiedade (comportamentais, físicos e/ou ligados ao ciclo sono-vigília), entre várias possibilidades, conforme contexto e demanda.
Técnicas precisas + Amorosidade para fazer de suas limitações, potencialidades!
(11) 99602-6641
serpessoal@gmail.com
Rua Voluntários da Pátria, 654 - Santana - Cep: 02010-000 - São Paulo/SP
* Este site apresenta conteúdo educativo/informativo e não substitui a consulta com profissionais especialistas.